1xbet

FAIRPLAY INSTITUTO
CONTATO    TRABALHE CONOSCO    
 
 
O INSTITUTO :: PROJETOS
Atleta Cidadão

O Atleta Cidadão oferece uma parceria às cidades no planejamento e execução das suas políticas públicas de esporte. Através deste Projeto, o Instituto Fair Play avalia todos os potenciais de uma cidade: Vocação, Espaços, Estruturas, Histórico de Resultados, Demandas Sociais e Oportunidades Externas; e cria uma estratégia de desenvolvimento de ações que possam captar parceiros e recursos, além de otimizar os já disponíveis. Sendo o principal diferencial Programas, projetos e planos estratégicos serão elaborados e preparados para serem implementados visando o maior impacto e visibilidade para o Gestor Público do Município, além destas ações o Projeto cria uma Plataforma de Desenvolvimento onde o aluno participante terá a oportunidade de passar por atividades que estimulem seu crescimento Biopsicossocial. Sendo focado para Gestores Públicos.

Escola de Campeões

São Núcleos de Treinamento Esportivo que funcionam como Centro de Referência para a região em que estão localizados. Serão verdadeiros catalizadores de talentos esportivos identificados em Escolas, Projetos Sociais e Espaços Esportivos em Geral. Em cada núcleo são disponibilizadas as condições adequadas para aprimoramento de jovens com talento esportivo, através de profissionais, materiais e estruturas. Sendo seu diferencial cria uma Plataforma de Rendimento onde o aluno participante terá a oportunidade de passar por treinamentos, competições, experiências com esportes olímpicos pouco difundidos, por programas de avaliações, de ampliação do conhecimento, de promoção da saúde e de integração familiar. Tendo foco principal jovens de comunidades em vulnerabilidade social, nas categorias sub 17 e sub 15, que tenham disposição para a prática esportiva, força de vontade, vocação e espírito esportivo, independentemente do sexo, mesmo aqueles com deficiência.

Projeto Inspiração

O projeto propõe uma vivência especial para as crianças das escolas públicas de todo o Brasil, onde poderão participar de: Encontros com Ídolos do Esporte; Atividades esportivo-recreativas apoiadas em lições; Avaliações de saúde; Avaliações de descoberta de talentos. Sendo seu diferencial a presença de Ex-atletas de várias modalidades esportivas, tendo a oportunidade de conversar com as crianças e jovens brasileiros sobre suas experiências e sobre a importância de levar uma vida baseada em valores positivos. Em paralelo serão desenvolvidas atividades de avaliação com vistas à identificação de potenciais físicos necessários a formação de atletas e de patologias ou casos de risco à saúde. Nosso público alvo crianças e jovens, matriculados em Escolas de Ensino Fundamental e médio, oriundos prioritariamente de comunidades em vulnerabilidade social

Legado do Esporte

São núcleos de iniciação esportiva organizados para valorizar a participação dos jovens em um processo de crescimento pessoal, como esportistas e como indivíduos conscientes e apoiados em valores positivos. Sendo seu grande diferencial a preocupação do projeto em oferecer experiências com ex-atletas e outros profissionais que trabalham conteúdos diferentes daqueles já desenvolvidos nas atividades esportivas. O esporte é utilizado como uma ferramenta poderosa de mobilização e participação que possibilita o desenvolvimento biopsicossocial. Tendo foco principal jovens de comunidades em vulnerabilidade social, de 08 a 17 anos, que tenham disposição para a prática esportiva, força de vontade, vocação e espírito esportivo, independentemente do sexo, mesmo aqueles com deficiência.

Ruas de Lazer

O Projeto se refere a utilização de vias públicas para a prática de lazer e jogos. A “Rua de Lazer” será uma intervenção de lazer e entretenimento voltado à práticas saudáveis de mobilização populacional agregando valores sociais. Sendo seu diferencial atividades funcionando em uma dinâmica de circuito com ações recreativas (jogos esportivos, brincadeiras educativas, jogos de tabuleiro, de roda, brinquedos infláveis, etc), tudo isso agregando atividades de formação cidadã, orientação preventiva e jogos cooperativos. Sendo seu público alvo Toda a comunidade, desde crianças, adultos e terceira idade, além de pessoas portadoras de deficiência.

Projeto de Valorização de Talentos

O projeto tem como marco inicial a definição de modalidades que serão desenvolvidas em rendimento em cada equipamento esportivo no qual atua o Instituto. Com estabelecimento de processos de avaliações com vistas à detecção de talentos, bem como a formalização de parcerias com clubes esportivos, federações e confederações, de modo a garantir a continuidade do processo de formação de atletas.

Projeto de Produção Científica

São diretrizes básicas do projeto o incentivo à pesquisa e o apoio a produções científicas de seus profissionais, em especial professores de educação física e membros das equipes multidisciplinares. Busca-se aproveitar o largo campo de pesquisas que são as Vilas Olímpicas, trazendo para a produção textual formal o que se é produzido e praticado nesses espaços. Para tanto, o Instituto possui parcerias com instituições de ensino superior que validam e dão suporte técnico científico ao projeto.

Projeto Pedagógico Circuito de Temas Transversais “Prospecttar”

Consiste o “Prospecttar” em intervenções transversais dentro dos conteúdos das modalidades esportivas (fundamentos, regras e táticas). O Objetivo é conectar o esporte com outras áreas da atenção básica. Aqui o aluno tem, através de 5 temas: Respeito às diferenças; Promoção da Saúde; Promoção da Cidadania; Ampliação do Conhecimento; e Ética, acesso à conteúdos de relevância para sua vida. Os temas são refletidos nas atividades sistemáticas e nas propostas de ações assistemáticas, passando pela decoração do espaço, pelos uniformes dos profissionais e alunos, e etc. Os conteúdos trabalhados são discutidos e preparados em reuniões de planejamento entre as coordenações e funcionários. Os temas que os alunos trabalham na escola também são levados em consideração quando da definição das abordagens nos Equipamentos Esportivos.

Projeto de Voluntariado

O projeto conta a distribuição de panfletos e cartazes nos locais de referência da comunidade absorvida, nas redes sociais como um todo e nas universidades e parceiros do Instituto Fair Play. O voluntário não é um profissional remunerado, portanto deve ser conquistada a sua participação, para isso adotamos uma postura mais proativa nessa missão, visitando instituições como igrejas, empresas e universidades levando o portfólio da Vila e certificando quem participa. As atividades conduzidas pelos voluntários possuem prioritariamente duas áreas de atuação: 1 – Na ajuda nos eventos, passeios, atividades culturais e sociais; 2 – Na realização de palestras.

Projeto Maricá Mais Esporte

Projeto Marica Mais Esportes, é um projeto social com o viés do esporte como balizador para uma mudança de hábito da cidade, são as mais variadas atividades esportivas praticadas por pessoas entre 6 e 65 anos. O projeto esta espalhado em 20 núcleos e em mais de 30 pontos da cidade, atingindo um índice de aprovação pela população superior á 97%. O projeto promove a pratica do esporte com isso prevenindo doenças, revelando talento e promovendo cidadania.

Projeto Educarte - Parceria com a UNIRIO

Promover o acesso a temáticas sociais como cidadania, saúde preventiva, ética e consciência ambiental, através da implantação de 180 núcleos de oficinas de Dança, Música, Capoeira, Artesanato e outras expressões culturais, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social, integrando as ações do projeto às Escolas da Região. Objetivos Específicos Democratizar a cultura, incentivando o acesso do público alvo, sem qualquer distinção ou discriminação de cor, raça, gênero, religião ou deficiência; Promover a valorização do talento; Garantir o alinhamento da proposta pedagógica do projeto com as Escolas Públicas presentes na área de ação de cada núcleo; Estabelecer um processo contínuo de capacitação para todos os profissionais do projeto; Incentivar a monitoria entre os alunos mais desenvolvidos como um fator de formação de vínculos afetivos entre os alunos e de motivação para o crescimento pessoal;

Vilas Olímpicas da Cidade do Rio de Janeiro

O Instituto Fair Play tem seu DNA voltado para o esporte, nosso fundador Carlos Alberto Torres que o diga. Em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro e a Subsecretária de Esporte e Lazer o instituto administra 3 vilas olímpicas na cidade. CEMS - Centro Esportivo Miécimo da Silva / Vila Olímpica Dr Sócrates Brasileito - Pedra de Guaratiba/ Parque das Vizinhanças Dias Gomes - Deodoro





Copyright 2021 © FAIR PLAY INSTITUTO.