1xbet

FAIRPLAY INSTITUTO

CONTATO    TRABALHE CONOSCO    
 
 
NOTÍCIAS
Data: 04/12/2020
Essa notícia foi lida 99 vezes

  

O uso da ferramenta on-line na psicoterapia em meio à pandemia

O uso da ferramenta on-line na psicoterapia em meio à pandemia

A presente pesquisa aborda a importância da saúde mental na vida de toda a população. Tema esse esquecido, negligenciado e não compreendido pela sociedade. É compreensível visto que, a sociedade está mais preocupada em ter e ganhar, do que ser e estar.
Infelizmente o assunto ganhou forma e visão com o surgimento da pandemia. E felizmente, está tomando forças por entendermos que a saúde mental é tão importante quanto cuidarmos da saúde física.
Mas, ainda é um tabu. Discutir sobre o tema ainda é nebuloso e não recebe a atenção adequada por achismos, vergonha ou mesmo intolerância para discutir o tema.
Abordar o que se entende de saúde mental, é tão emocionante e importante, pois é do cuidado e atenção das mazelas criadas em nossa mente, que podemos desmistificar fatos no passado nunca abordados lá atrás e trazê-los ao presente, melhorando nossa qualidade de vida.
A importância de termos um profissional qualificado, empenhado na questão da escuta. Escuta essa, sem julgamentos e apontamentos.
Saúde mental x pandemia. A doença que parou com a vida da população e que todos foram “obrigados”, a olhar para si e para dentro. Não dá para continuar sozinho nessa jornada em que a mente da maioria da população, foi prejudicada e distorcida.
Importante entender que a doença da mente já existia e com a pandemia reforçou-se que é importante pedir ajuda. A quarentena, trouxe diversos transtornos para a saúde mental, deixando todos estáticos e desesperançosos. Além, das violências domésticas e o feminicídio que cresceu absurdamente. 
Muitas doenças já estavam criadas na mente da população e outras iniciaram-se. Fora os problemas pós-traumáticos que a doença poderá causar, ao término da pandemia.
Fundamental, discutir a entrada da terapia e trazer cada vez mais para nossa vida e nosso ciclo habitual. Saber que cada um tem um processo na recuperação e reage de indivíduo para indivíduo. É um processo lento e doloroso. Terapia é para os fortes. Resgatar as dores e mazelas do passado, abordar as questões que nos aflige, não é tarefa fácil.
O objetivo, é trazer à tona a questão da atuação do psicólogo na vida do cliente e como está sendo esse trabalho na pandemia, onde fica tudo mais difícil e o psicólogo tem que ter muita cautela e uma profunda escuta. 
Discute-se também, os enfrentamentos para o psicólogo em trazer novas mobilidades e habilidades para o atendimento presencial. Apesar de não ser uma técnica nova, ainda não é vista como uma boa medida de atendimento eficaz pelo paciente. Justamente por achar que a escuta é diferenciada e o acolhimento não é o mesmo. Nossos psicólogos estão preparados para trazer esse “método”, o mais acolhedor possível. O importante, é trazer a tranquilidade e oferecer muito carinho ao paciente e tentar conquistar a identificação psicólogo x paciente.
A temática é entender as consequências que os transtornos da saúde mental podem causar, o por que e  quais estratégias deverão ser feitas para minimizar ou atenuar as questões pessoais de cada um.
Além dos recursos terapêuticos, pode-se contar com redes protetoras e solidárias onde pode-se buscar ajuda. Quantas mudanças e novas perspectivas por mais dolorosas que estejam sendo, as pessoas estão mais visivelmente solidárias?
A partir de todas estas considerações é importante exaltar o trabalho do psicólogo, psicanalista, terapeuta ou analista. Não importa. A profissão que escuta sem julgar, sem apontar, sem questionar e com várias técnicas e insights, consegue fazer com que o cliente consiga resgatar o amor por si e a qualidade de vida.
“Ser psicólogo é ter a responsabilidade de segurar a mão daqueles que desejam entrar na própria casa de luz apagada” (LEIVANIO, Rodrigues, 2020), conforme pesquisa no site “O liberal”.
Todos tiveram que se reinventar. A população teve que se adaptar ao “novo normal” em questão da pandemia. Muitos psicólogos tiveram que atuar na linha de frente ou em seus consultórios, por um momento. Mas com a quarentena, novas modalidades tiveram que ser adaptadas. Um exemplo disso, é a consulta terapêutica remotamente. Que lá na frente, saberemos quais reflexos trouxeram para a psicologia.
Vidas foram ceifadas. Todos tiveram que aprender a lidar com o luto. A dor da perda. E com isso, o momento de autoajuda juntamente com o psicólogo, é de extrema importância. Certamente após o término, teremos muitas síndromes pós-traumáticas. Nem todos saberão lidar com tudo que foi vivido.
A relevância desta pesquisa, é mostrar e integrar a todos a importância do psicólogo na vida do paciente e o seu trabalho. Assim como, a importância de ter uma saúde mental equilibrada. Não só em tempos de pandemia, mas para a vida. Ao longo dos desencadeamentos que veremos a seguir, poderemos concluir tal feito.

Por Danyelle Monteiro Bastos, Rio de Janeiro.



LEIA TAMBÉM!


France Football elege o Time dos sonhos em 2020

A renomada revista France Football que anualmente concede o prêmio Ballon D`or (Bola de ouro)este ano elegera em dezembro o time dos sonhos.

1º dia do Profissional de Educação Física

Hoje comemoramos o dia do Profissional de Educação Física e nós do Instituto Fair Play parabenizamos a todos!

Lançamento da Web Série! Fair Play Audiovisual

Hoje no dia em que nosso Fundador Carlos Alberto Torres faria 76 anos, lançamos o primeiro episódio da Web série "Histórias não contadas do futebol".

Homenagens aos 50 anos do tricampeonato da Seleção Brasileira

No dia 21 de junho de 1970 o nosso fundador, o eterno capita Carlos Alberto Torres levantava a Taça Jules Rimet. Brasil tricampeão!

Copa Capita vem aí!

No ano de comemorações dos 50 anos do tricampeonato da seleção brasileira de futebol, o Instituto promoverá diversas ações.

Crônica de um craque na Vida

Paulo Cesar Caju, um craque na vida e no futebol, descreve nesta crônica com fidelidade o sentimento de uma geração magnífica do futebol.

Levante Filmes - Nova parceira do Instituto

A Levantes Filmes chega para trazer muita experiência e agregar muito valor a área de comunicação, Além de muitas surpresas que vem por ai!

Site em Reformulação

Aproveitando esta pausa para reformular o nosso site, a cor já mudou em homenagem aos 50 anos do tricampeonato da nossa seleção de futebol.

Quarentena ou um gesto de Amor ?

O Amor ao próximo deve ser a razão que nos impulsiona a ficarmos em casa e passarmos este momento em união e orando por aqueles que estiverem nas ruas

Existe um elo fraco...

Toda corrente existe um elo fraco, e o projeto Torcida Pela Paz continuará monitorando e buscando uma forma de ter a paz de volta aos estádios.

50 Anos do tricampeonato Mundial de futebol de seleções

Após cinco décadas o menino da Vila de Penha ainda é lembrado por todos no planeta e seu legado eternizado em nosso Instituto. Valeu Capita!

Vagas para Estagiário de Contabilidade

O Instituto Fair Play seleciona candidatos para vaga de Estágio de Contabilidade.

Vagas para Estagiário de Administração

O Instituto Fair Play seleciona candidatos para vaga de Estágio de Administração.

Projeto Educarte - Sucesso o encerramento do projeto!!!

O Painel de Culminância do Projeto Educarte foi um grande sucesso, contou com a presença de vários palestrantes e o lançamento oficial da publicação.

Natal Solidário Instituto Fair Play

Estaremos arrecadando brinquedos,roupas, panetones e produtos de higiene pessoal para doarmos para a Ação Cristã Vicente Moretti

Copyright 2021 © FAIR PLAY INSTITUTO.